Review: Bully

Por: André Breder Rodrigues

Ficha Técnica:

Ano de lançamento: 2006
Produtora: Rock Star Games
Gênero: Ação
Número de jogadores: 1

Bully, melhor que GTA?

Antes de mais nada, gostaria de falar sem medo que não sou muito fã dos games da Rock Star: sim, e eu estou me referindo aos jogos da famosa franquia GTA. Até hoje também não joguei muitos games desta série, tendo apenas jogado um pouco do San Andreas e mais recentemente do Vice City, sendo que este último eu curti mais, apesar do primeiro ter uma jogabilidade melhor.

Os meus motivos para eu não gostar tanto dos aclamados jogos da série GTA eu vou deixar para expor de forma mais “profunda”, quem sabe, numa próxima análise. Mas você que está lendo este texto deve estar se perguntando: “por que então você está falando sobre isso?” Acontece que por causa da minha não empolgação em relação aos GTAs, eu por muito tempo relutei em jogar um game da Rock Star que acabou se tornando um dos meus preferidos, entre todos os que já joguei no PlayStation 2: trata-se do polêmico Bully!

Bully é como se fosse “um filho” dos GTAs mas apesar disso, por causa de seu tema, eu acabei me familiarizando muito com este game e consequentemente gostei dele muito mais do que os GTAs que pude jogar até hoje.

Relembrando os tempos de escola!!!

Ao contrários dos games da série GTA, onde o jogador normalmente assume o papel de um criminoso, em Bully você entra na pele de Jimmy Hopkins, um garoto problema que está sendo mandado para sua milésima escola interna, após ser expulso de mais uma instituição de ensino por onde passou anteriormente. Agora ele deve viver (ou melhor, sobreviver) em “Bullworth Academy”, um lugar onde várias tribos de alunos buscam o controle do local, e portanto, vivem lutando entre si.

Quem nunca arrumou uma briga depois da aula? Ou colocou bombinhas no banheiro masculino do colégio? Ou mesmo passou a mão naquela aluna gostosa e saiu correndo? Bully dá a chance do jogador reviver tudo isso e muito mais!

Mesmo aqueles que só levavam a pior no seu tempo de estudante poderão se divertir muito ao jogar Bully: pois desta vez terão chance de se vingar, podendo dar uma verdadeira surra naquele valentão do colégio e ainda por cima humilhá-lo depois!

É melhor não matar as aulas!

Em Bully, Jimmy Hopkins poderá frequentar diversos tipos de aulas, mas para que o jogador possa cumprir as missões do game com mais facilidade, é aconselhável que ele não seja nenhum “matador” de aulas.

Se for bem nas provas de Química, por exemplo, Jimmy poderá fazer algumas “criações explosivas”; já o sucesso nas provas de Arte fará com que Jimmy possa se relacionar melhor com as garotas, e por aí vai! No game ao beijar uma garota a energia de Jimmy irá aumentar de acordo com seus progressos na aula de Arte, portanto ser um “bom aluno” em Bully é algo que recompensa, e muito, ao jogador.

Todo santo dia em “Bullworth Academy” o sinal irá tocar às 9:00 e às 13:00 horas, indicando que uma aula irá começar. No mapa do game as salas de aula são indicadas pela figura de um sino laranja, bastando então o jogador seguir esta indicação para encontrá-las.

Uma dica é que se o jogador ficar perdido e com dificuldades para encontrar a sala de aula da vez, bastará ficar andando pelos corredores a procura de um supervisor da escola, que pegará então Jimmy (com todo o “carinho” do mundo) e o levará automaticamente para a aula. Esta dica é ótima também para poupar tempo e a sola dos sapatos do jogador.

As missões de Jimmy!

A exemplo dos GTAs, Bully é um game que dá ao jogador liberdade para fazer praticamente o que quiser, mas há também o “Story Mode” com missões específicas que devem ser cumpridas para que se avance na trama do jogo.

Ao todo o jogo apresenta 6 capítulos, sendo que o último é um capítulo especial, onde o jogador já terá terminado todas as missões principais do game e então poderá jogá-lo somente para tentar atingir a porcentagem máxima de exploração do jogo, tendo que cumprir assim todas as missões secundárias e não obrigatórias que o game possui.

As missões em Bully inicialmente serão restristas ao espaço da “Bullworth Academy”, mas quando o jogador chegar ao segundo capítulo do game poderá então explorar a cidade onde a escola fica localizada, aumentando assim o número de missões não obrigatórias do jogo.

Gráficos e Sonoridade

Graficamente Bully é um jogo muito bonito, com cenários bem construídos e diversificados. O design dos personagens está muito bacana, onde se vê claramente detalhes que ajudam a dar vida e individualidade a cada um deles. De nerds dentuços a riquinhos com cortes de cabelo “mamãe sou gay”, Bully apresenta um grande número de personagens interessantes.

A tilha sonora é bacana, mesmo não podendo competir em pé de igualdade com as músicas encontradas nos games da série GTA: também pudera, pois nos GTAs encontramos os maiores hits de cada década!

Mas Bully, mesmo contando apenas com músicas que foram feitas exclusivamente para o game, ainda assim apresenta uma trilha cheia de temas interessantes que ajudam a ditar de forma perfeita todas as situações por qual o jogador irá passar no game.

Os efeitos sonoros não ficam atrás! Cada som presente em Bully é muito bem feito e ajuda a dar vida ao jogo. Destaque para a dublagem dos personagens, um quesito onde o time da Rock Star Games sempre faz um trabalho beirando a perfeição, e que em Bully não foi diferente! Cada personagem tem uma voz que encaixa de forma perfeita com sua personalidade, seja ele um mero nerd ou uma linda garota que chegou recentemente a puberdade!

Jogabilidade e Dificuldade

A jogabilidade de Bully é simples e precisa. Todos os movimentos de Jimmy podem ser executados de maneira praticamente imediata, sem atrasos, pelo jogador. Isso é totalmente necessário em vários momentos do game, portanto nenhum jogador poderá reclamar da jogabilidade por não estar conseguindo passar por determinada parte do jogo, pois ela é excelente!

Ao cumprir determinadas missões ou tarefas, Jimmy irá melhorando ainda mais suas habilidades, como o manejo de armas (não se assuste, as armas encontradas em Bully são mais “leves” do que normalmente encontramos em jogos do gênero, como bastões de baseball ou atiradeiras, nada de armas de fogo ou facas por aqui), ou na precisão que atira objetos, novos golpes de luta, etc.

Ou seja, a jogabilidade que já é excelente desde o início, ainda melhora mais a medida que o jogador vai tendo um bom desempenho nas missões e nas aulas de educação física do game.

A dificuldade do game é crescente, pois a medida que o jogador vai avançando no jogo mais difíceis vão ficando as missões, assim como as provas escolares. Como nos games da série GTA, pelo menos as missões podem ser repetidas a exaustão, até que o jogador possa se capaz de passar por elas. Agora haverá missões bem grandes, e se o jogador falhar no finalzinho delas, terá que começar tudo novamente, algo que pode frustrar jogadores menos habilidosos.

Em Bully existe a perfeita transição do dia para a noite, e isto afeta Jimmy como se ele fosse realmente um ser humano de verdade: se o jogador insistir em ficar acordo até tarde sem descanso, pode até mesmo acabar desmaiando de sono! E por falar em noite, o jogador ainda deve ficar atento com os inspetores da escola nestes períodos, pois eles estarão munidos de lanternas e farão vigília a madrugada inteira só para punir alunos que insistam em ter hábitos noturnos.

Conclusão

Bully pode até ser, para muitos, mais uma cópia de GTA. Já outros (onde eu me incluo) não consideram este game como uma mera cópia, e sim como uma evolução no gênero. Divertido ao extremo, este é um game daqueles que prendem o jogador durante horas e horas sem que ele perceba o tempo passando. Um jogo que deve ser apreciado sem nenhuma moderação, ainda mais por aqueles que tem saudade dos tempos de escola!

76 Responses to “Review: Bully”


  1. 1 Sérgio Oliveira abril 15, 2009 às 2:14 am

    Mais um excelente review André. Gosto da maneira que você desenvolve seus textos.

    Bully foi um jogo que eu me empolguei muito querendo jogá-lo, gostei de início mas depois deixei de lado – o porquê eu não sei. O jogo em si é bem divertido e bacana, dá pra relembrar os tempos de muleque no colégio, zuando os meninos e tirando aquela casquinha das garotas, sem contar com as atrocidades que dá pra fazer aqui e acolá.

    Talvez por estar muito acostumado com os GTAs da vida, ver um versão “miniatura” não me agradou tanto. Outra coisa que me chamou atenção, não sei se pela mídia que eu estava ou se pelo jogo mesmo, é que devido aos bons gráficos, mapas gigantescos e tudo o mais, o tempo de loading do jogo é enorme e constante – apesar de fazer tempo que o joguei, lembro que tinha loading pra tudo e isso me deixava com cara de WTF hehehe.

    Mesmo assim é um jogo que não dispenso ter na biblioteca de jogos a serem jogados um dia. Vale a pena pra se divertir, com certeza.

  2. 2 Kratos Imortal abril 16, 2009 às 8:20 am

    Bully realmente é divertido pacas! Pena que não tem como matar algumas pessoas nele…

  3. 4 Alex Souza abril 22, 2009 às 2:43 pm

    Eu adoru este jogo!!! Fazer maldades como afogar um nerd na privada é legal d+!!!

  4. 5 Sérgio Oliveira abril 22, 2009 às 2:52 pm

    Marca não Alex, aí você tá querendo me afogar também cara ehauaehueahueahae

  5. 6 Alex Souza abril 23, 2009 às 11:10 am

    Opa Sergio pode dexar que eu sou violento apenas nos games he hi he hi he hi!!!!

  6. 7 The Killer abril 25, 2009 às 10:03 pm

    Nos meus tempos de escola eu era o capeta mas ainda assim nao era tao mal quanto o jimmy. Ele deve ser filho do darth vader!

  7. 8 rodrigãoooooooooooooo julho 7, 2009 às 5:14 pm

    tem como ir para a segunda escola se tiver como? me falem por favor

  8. 12 Perfeit@ julho 16, 2009 às 1:46 pm

    Muito foda esse jogoo kra passei sábado e DOmingo sem entrar no pc só jogando(milagre ñ entrar no pc)
    Que pena q o meu ficou ruim eu vou comprar outro! Eu ainda to na fase do nerd mijão q tem q levar ele no banheiro

  9. 14 Thiago agosto 11, 2009 às 7:28 pm

    é muito bom eu ja 00 esse jogo 20 vezes contadas(verdade)
    eu procuro as melhores trpaças para bully no maximo10
    e eu so tenho 10 anos

  10. 16 Thiago agosto 11, 2009 às 7:32 pm

    tem como saber se vão lamçar bully 2
    vai ser de+!!! eu amo bully

  11. 19 jose campilo agosto 22, 2009 às 2:44 pm

    QUERO SABER SE ALGUEM DESCOBRIU ALGO DE NOCO E COMO SE COLOCA UM NERD NA PRIVADA.

  12. 22 Ber agosto 23, 2009 às 11:12 pm

    pra bota o nerd mija tem que se no andar de cima eu tbm sofri quando tava nessa missão o banheiro dde baixo da esquerda é feminino ai ele não entra mas o de cima é masculino ai vc passa =)
    que outra escola no bully?

  13. 23 Thiago setembro 4, 2009 às 5:13 pm

    show buly pow quero ai as melhores trapaças que sabe pode me dizer atravez desse site ok!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! bye

  14. 25 Thiago setembro 4, 2009 às 5:14 pm

    viciado por jogo!!!!!!!!!!!!!!eu so viciado por jogo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. 26 Thiago setembro 4, 2009 às 5:27 pm

    sim !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! bully conserteza é melho do que gta cara gta as missoes ate que sao legais sei disso porque ja serei gta muitas vezes e bully como no outro comentari meu ja 00 bully 20 vezes contadas (verdade)em bully os unicos macetes bons para usar sao so os de: grana que é segure L1 e triangulo quadrado bola e x , o de todas as roupas que é L1L1R1L1L1L1R1R1 E OS OU TROS VCS PROCUREM NO GOOGLE OK! E ESPERIMENTEM TAMBEM TRUECRIME NEW YORK CRIME!!!!!!!!!!!
    VICIADO POR JOGO SO VICIADO POR JOGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. 27 vitor setembro 6, 2009 às 3:45 pm

    pow eu nao consigo passa r na aula de arte alguem me ajuda por favor…

  17. 29 herick setembro 11, 2009 às 8:39 pm

    cara eu so um cara doido por bully espero o bully 2 gosto de pega nos praço dos nerdes dentuços para min e uns dos melhores jogos mais criado cara eu so bem viciado mesmo em bully 00 56 vezes e vo 00 dinovo hoje ou amanha lol to doido para que lançe o 2 vlw au galera

  18. 30 Agnes setembro 17, 2009 às 1:17 pm

    HEHE ESSE JOGO É MA-RA-VI-LHO-SO EU GOSTO DA PARTE EM QUE VC TEM QUE FAZER O SETUP E A AULA DE INGLES.
    HEHE EU NEM SEI OQUE DIZER DESSE JOGO EU NUNCA ZEREI ELE TO ZERANDO.
    BJS BAY BAY

  19. 31 bully d+++++ outubro 11, 2009 às 9:13 pm

    esse jogo é demais bem melhor que gta que pena que nao da pra pega caro tem jeito ou nao ainda nao zerei to no segundo capitulo em um dia

  20. 32 Francielle ' novembro 4, 2009 às 12:24 pm

    Oiee ‘ meninos ,vc’s amam jogar esse jogo neah ‘ mesmo !
    ñ sei se vocês conheçem meninas assim,mas eu tbm* gosto e jogar esses jogos GTA sandreas,Bully e etc.. Beijos

  21. 34 joão víctor novembro 11, 2009 às 10:50 am

    ow podia lança bully dois já zerei 3 x unica coisa q não consigo e achar todos os gnomos card´s e aqueles elasticos…

  22. 35 FRANCIELE novembro 16, 2009 às 1:09 pm

    eu só joguei uma vez e ja amei o jogo e muito pira bjkas

  23. 37 BEATRIZ novembro 20, 2009 às 9:45 am

    BEM, PRA COMEÇAR BULLY NÃO É SÓ JOGO DE MENINO, EU ZEREI BULLY E ME ORGULHO DISSO POR QUE SE É PRA JOGAR DE VERDADE ENTÃO JOGUE NÃO FIQUE COMO UM IDIOTA(A) “ZUANDO” E ASSIM COMO TODO FÃ DO BULLY AGUARDO O “BULLY 2”. BJS FALO

  24. 38 vinicius janeiro 4, 2010 às 1:06 pm

    eu não sei se eu to cuasi 00 o bully sou viciado ja estou na 5 historia eu esto em uma missão que vc tem que ir la no bairro dos cara que não te escola vc entra la num lgar dai tem dois cara te vigiando e acabo com eles dai tem que subir em uma escadadai tem 2 cara la dai eu do uma istilimgada do cara mas no moreno porque eu atirei no outro e não deu em nada herick vc que 00 56 vezes vc sabi meda uma dica e que eu não sei que que tem que fazer.

    BULLY?????????????????BULLY???????????????????BULLY

  25. 39 darazinha janeiro 26, 2010 às 11:38 am

    ja zerei bully mais de 200 vezes bully é d++++++++++++++++!

  26. 41 JUNIOR março 10, 2010 às 12:16 pm

    BOM EU GOSTO MUITO DO BULLY E UNCLISEVE JA ZEREI O JOGO 2 VEZES E QUERO ZERAR A TERCEIRA POR ISSO ESTOU BAIXANDO O JOGO =D

  27. 43 vinicius-123 abril 6, 2010 às 3:09 pm

    nossa que texto muito loco,eu tambem amo bully zerei tantas vezes que perdi as comta
    mais a parte que eu mais gosto é quando ele sai da escola
    tomari que vocês gostam do meu depoimento
    mais vou dar uma unica opnião,acrecenta no site codigos se ja tiver nao estou vendo.

  28. 44 mariana abril 8, 2010 às 8:58 pm

    o cara devia ir no dentista e colocar o aparelho fixo,ninguen merece,no meu ps2 eu coloco aparelho nele,é só ir na escola e bater num nerde que use aparelho e colocar o aparelho no dente e é só fazem isso,por que isso é mais legal que o gta

  29. 45 caio maio 1, 2010 às 3:13 am

    da pra faser nevar com masete e faser chuver com masete se de mefalem e se tiver porraaaaaaaaaaaaaadeve ser muito bom

  30. 46 caio maio 1, 2010 às 3:14 am

    meu orkut e caio_7_7@hotmail.com
    e o msn e o mesmo doque o orkut

  31. 47 victorcazusa maio 30, 2010 às 8:05 pm

    bully e eo jogo melhor do mundo

  32. 48 fábio junho 12, 2010 às 9:00 pm

    eu gosto de ++++ do bully más eu não passo da missão hatrick vs galloei tá muito dificil se alguem ver isso me fala com passar por favor

  33. 49 andressa junho 22, 2010 às 6:08 pm

    esse jogo é show,é bom de mais da conta.

  34. 50 junior agosto 17, 2010 às 7:39 am

    MEU EU AMO BULLY FOI O MELHOR JOGO QUE JÁ INVENTOU E DEIXA O BULL DE LADO E BRINCADEIRA NÉ:Rock Star Gemes NOS FANATICOS POR BULLY QUEREMOS BULLY 2: NO BULLY 2 DEVERIA CONTER MAIS ESCONDERIJO O PERSONAGEM DEVERIA TER UNS 18 ANOS E COMPRA O SEU PRO PIO CARRO ELE TA NA FACULDADE TER UMAS 4 ESCOLAS NOVAS CADA UM COM CHEFÃO E AUMENTAR AS ESCOLAS FAZER MISSÃO BEM SECRETA TIPO ENTRA NA ESCOLA QUANDO TIVER TODOS DORMINDO PRA PEGAR A CHAVE DA DIRETORIA SEM OS DIRETOR O PERCEBA.HÁ TAMBÉM UNS ESCONDERIJO TIPO OS DOS NERDE DEVERIA CONTER PISCINAS E PERSONAGEM ENTRA EM TODAS AS CASA QUE QUISESSE NA ESCOLA NO PATIO NAS RUAS: ISSO IA SER BEM MANEIRO VCS ACHAM ENTÃO Rock Star GAmes QUEREMOS SEQUENCIA DE BULLY!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! POR FAVOR NOS OUÇA.

  35. 51 Diego santos setembro 9, 2010 às 1:35 pm

    muito firme ese jogo eu adimito é melho que gta

  36. 52 Cássia setembro 17, 2010 às 9:49 am

    Gente eu to jogando Bully…é muito loko…Minha mae fica falando: “Filha, vc é uma menina viu” kkkkk pq eu falo: Olha á mãe to arrebentando os caras kkkkk Muitooo loookoooo

  37. 54 jimmy outubro 15, 2010 às 1:45 pm

    eu batia nos guardas e ninguen coseguia me pegar

  38. 55 jimmy outubro 15, 2010 às 1:48 pm

    BULLY E UM JOGO MUITO INCRIVEL

  39. 56 lucas outubro 29, 2010 às 2:23 pm

    cansei de zerar o bully, será que não vai sair uma sequencia.

  40. 57 Elton janeiro 1, 2011 às 9:40 pm

    adoruuuuuu o bully
    e melhor que tem da rockstar games
    estou quais zerando …
    poderia ter a sequencia do bully
    queria tanto que tivesse o bully 2
    pois e um dos melhores jogos que eu jah joguei..

  41. 59 Jeffersom fevereiro 17, 2011 às 12:21 pm

    Vc quer uma arma secreta pege o segundo controle e enquanto ta segurando L1 aperte cima,cima,cima,e cima se quizerem mais codigos e dicas envien um convite para jeffersom_supernatural@hotmail.com de preferencia orkut valeu.

  42. 60 Aline maio 11, 2011 às 8:00 pm

    eu nao acho que bully seja melhor q gta o jogo bully todo mundo acha q é legal nem guase todo mundo acha esse jogo legal eu prefiro gta, gta é um jogo mais divertido e legal eu gosto mais de gta do que esse jogo ai bay.

  43. 62 pedro setembro 16, 2011 às 3:54 pm

    eu tenho o jogo do bully é legal eu tamem faço bullyng

  44. 63 Ester Terezinha Terezinha setembro 16, 2011 às 3:57 pm

    eu tenho um filho que joga bully eu acho muito mal insentivo

  45. 64 FULANO DE TAUQUINHO setembro 28, 2011 às 8:27 pm

    É FODA PASSAR AS PROVAS DO BULLY,AQUELA PORA EÉ MUITO DIFICIO

  46. 65 FULANO DE TAUQUINHO setembro 28, 2011 às 8:30 pm

    eu ja zerei três veses e tou preste a zerar o quarta vez,tambem cansei de serar de pois fica chato queria uma sequencia

  47. 68 eu aSO bully mas melhor que gta novembro 21, 2011 às 2:35 pm

    vou por godigos do bully vida segure L1 e persione R2R2R2 MAS SO PODEN fazer com potrole2 todas as armas segure L1 epresione PARA SIMA PARA SIMA E PARA SIMA EO CODIGO DAS BALAS ENFINITAS SE GURE L1 E PRESIONE SIMA BAIXO SIMA BAIXO EO CODIGO DO DIN EIRO E SE GURE L1 E PRESIONE TRIANGOLO QUADRADO BOLINHA E X VOCE VAI GAIAR 100 REAS OBRIGADO A TODOS O MEU NOME E RODRIGO

  48. 69 renata dezembro 4, 2011 às 9:04 pm

    O MEU IRMÃO JA JOGOU O BULLEEU TO NA PRIMEIRA VEZ ELEGAL O MELHOR JOGO QUE EU JA JOGUEI

  49. 70 renata dezembro 4, 2011 às 9:10 pm

    QUERO JOGAR ESSE JOGO BULLY É MUITO LEGAL

  50. 71 renata dezembro 4, 2011 às 9:15 pm

    Marca não Alex, aí você tá querendo me afogar também cara ehauaehueahueahae

  51. 72 renata dezembro 4, 2011 às 9:23 pm

    adoruuuuuu o bully
    e melhor que tem da rockstar games
    estou quais zerando …
    poderia ter a sequencia do bully
    queria tanto que tivesse o bully 2
    pois e um dos melhores jogos que eu ja jogue

  52. 73 duda dezembro 22, 2011 às 2:30 pm

    bully é o melhor jogo que existe ja zerei 9 vezes e vo zera de novo eu ja joguei no play 2 no pc e no xbox pena que ele foi proibido no brasil

  53. 74 manoela janeiro 13, 2012 às 4:49 pm

    galera que ja zerou bully poderia me ajudar….. ttem uma missão que é na academia de box que tem um garoto que fala pra vc ir na loja de roupa….auguem poderia me ajudar pq eu fui na loja de ropa mais n tinha nada pra fazer e pra variar eu n falo e nem ser ler em ingles…. se auguem pudesse me ajudar eu agradeçeria muitooooo…… vlw……

  54. 75 marcelo março 11, 2012 às 9:55 pm

    eu amo esse jogo ja zerei 35 vezes

  55. 76 denise comunalle abril 9, 2012 às 10:12 pm

    queria codigos do bully…
    é sempre bom uma trapassa
    ps2
    m


Deixe uma resposta

PlayStation 2 Imortal

Venha relembrar aqui os grandes clássicos do 128 bits da Sony!
abril 2009
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Blog Stats

  • 286,907 hits

