Review: Okami

Por: Dinhowr80

Ficha Técnica:

Ano de lançamento: 2006
Produtora: Clover Studio
Gênero: Ação/Adventure
Número de jogadores: 1

Introdução:

Bom vou começar pela História que gira em torno de Amaterasu (Deusa do sol também conhecida divindade japonesa que vela sobre os homens.) Nasceu do olho esquerdo de Izanagi (o Deus criador dos Deuses Inferiores e dos homens) e domina o panteão shintoista, a religião tradicional japonesa. Ela é representada por uma entidade feminina empunhando um disco solar.

Houve uma era, a muito tempo atrás, em que um poderoso demônio chamado Orochi, assolava o mundo oriental. Ninguém ousava desobedecer as vontades da besta, e para saciar sua cede de destruição, ele exigia o sacrifício de uma virgem nas noites de lua cheia. Mas quando tais dias se aproximavam, um misterioso lobo de pelos brancos, portando brilhante e reluzente disco em suas costas, aparecia nos arredores da vila na qual a escolhida para ser sacrificada vivia.

Assim, os habitantes daquele pais passaram a chama-lo de Shiranui, o emissário do demônio Orochi. Um guerreiro chamado NAJI por varias vezes se colocou 1º para o desafio,mas era vencido pelo poderoso lobo. Mas um dia decide enfrentar e selar OROCHI de uma vez por todas pois a mulher que ele amava dessa vez foi a escolhida para o sacrificio na lua cheia.

Então em frente a caverna da Lua se iniciou o combate,mesmo com a grande força que possuia NAJI ele e sua espada não coseguiram se quer perfurar a carcaça resistente como aço de OROCHI e durante anoite toda se degladiaram sem que ouvesse um vencedor. Já exausto e sufocado pela nevoa negra que pairava no ar, NAJI começou a sentir derrotado e sem espença quando Shiranui (Amaterasu)o lobo branco que vencera OROCHI por tantas vezes surgiu e se pôs entre os dois.

Então na caverna escura onde ocorria aquela demorada batalha o disco reluzente de Amaterasu brilhou como um sol,partindo para cima de OROCHI que recuou ao ser atacado diante do poder do lobo branco. Ventos místicos eram evocados para desviar as chamas expelidas pelo demônio, árvores brotavam milagrosamente do chão para bloquear os seus ataques, mas o demônio possuía uma barreira mágica ao redor de seu corpo, que impedia o lobo de derrotá-lo, e assim, a luta prosseguiu.

O lobo já cansado e ferido por uma das cabeças do demônio uivou para o céu, e as nuvens negras que pairavam no local imediatamente se dissiparam, deixando passar assim os raios da enorme Lua que imediatamente reluziram na espada do guerreiro Naji. A espada se tornou dourada, e Naji , com suas últimas forças, pode assim perfurar a barreira mágica e dilacerar o corpo do demônio.

Com o fim de Orochi, as pragas desapareceram, as florestas voltaram imediatamente a florir e o céu apareceu por completo, mas o lobo branco, enfim, sucumbiu ao veneno de Orochi, e caiu enfermo sendo pego nos braços por Naji, e trazido de volta à vila. Mas ao voltar, o lobo já não se movia mais, e morreu pouco tempo depois.

Os habitantes, então, construíram em cima de seu tumulo, um monumento em homenagem ao poderoso salvador de suas vidas, uma estátua do lobo branco, e a espada de Naji, foi depositada dentro da Caverna da lua, de modo a selar o demônio dentro dela, para que seu poder nunca mais voltasse a aparecer. Esta é a lenda de Amaterasu deuza do sol passada de geração para geração pelo povo daquela vila.

Mas a História começa 100 anos depois dos acontecimentos acima,um desconhecido e descrente dos restantas dos moradores da vila invade a caverna e retira a espada de NAJI que selava o demônio lebertando assim OROCHI que passou esses anos todos recuperando seus poderes negros.

Depoi de solto OROCHI espalhou rapidamente seu poder negro pelo mundo destruindo toda natureza e povoando as regiões com suas criaturas sombrias, e mais uma vez, o caos tem início.

Mas um habitante um dos últimos seres sagrados remanescentes dos tempos antigos, ainda vivia protegendo as florestas, seu nome era Sakuya, a protetora das Arvores Sagradas.

Ainda com seus poderes diminuídos devido à destruição das árvores sagradas pelas pragas de OROCHI,usa a pouca força que le resta para evocar OKAMI (Amaterasu) mais uma vez para derrotar o demônio.

Sobre o game:

Okami sem dúvidas dá uma aula de mitologia Japonesa (eu adoro mitologia) mas é totalmente baseado em lendas. É um game de aventura e exploração com uma jogabilidade inovadora e criativa,fazendo com que essa aventura se torne inesquecível.

Falando na gameplay você movinta a loba com o L3(analogico esquerdo do PS2)o R3 serve para você utilizar o pincel magico(uma das coisas mais legais dos ultimos anos) que funciona como um pincel mesmo para se fazer pinturas,que funciona muito bem no controle do PS2.

Ao se segurar o botão R1, a tela se torna uma moldura de cor pastel, e um enorme pincel(R3) aparece, e com ele, você pode modificar o jogo. Durante o game é possível adquirir novos golpes para Amaterasu assim como novas técnicas para o pincel, entretanto cada qual tem suas maneiras próprias de evoluir. As técnicas para a utilização do pincel são aprendidas ao longo do game via ensinamentos de algo ou alguém para Amaterasu, enquanto para a arte marcial de Amaterasu é necessário ir acumulando experiência para tal, e tal acumulação de experiência também não é nada ortodoxo.

Mas aqui diferente de outros jogos a melhor maneira para se ganhar experiência não é matar os adversários e sim fazer boas ações(ajudar pessoas ou recuperar paisagens etc).

Claro que para as batalhas você tem os botões para ataque,mas o que torna muito mais facil as lutas é o maravilhoso pincel. O unico contra da gameplay que está quase perfeita para mim foi a falta de um botão para travar a mira,mas nada que atrapalhe a experiência de jogo.

Okami é um dos games mais belos visualmente e conceitualmente da historia dos jogos,com graficos que parecem que sairam diretamente de uma pintura para a tela da TV.

Incrível como a Clover Studios conseguiu fazer com o console da SONY,Sem exageros a direção de arte de Okami é algo fora do comum. Acho que não existe nenhum outro game tão bem trabalhado artisticamente quanto ele.

O game parece uma pintura viva da era feudal no Japão, o cell chadding foi elevado a outro patamar, que deixa qualquer outro game a utilizar dessa técnica à quilômetros de distância. Pode-se dizer que Viewtiful Joe foi o laboratório da Clover para criar a maravilha que são os cenários de Okami.

As cidades são enormes, os bosques são enormes, as dungeons são enormes, e enorme também é a quantidade de detalhes contidos nos mesmos, tantos que deixam as localidades do game com jeito de terem sido desenhados à mão. Não existe um personagem igual a outro: cada um deles tem seu design e características muito bem definidas, com exceção ao Mestre do Dojo, um senhor que ensina movimentos novos para Amaterasu e é o mesmo em todos os Dojos do game. Este personagem é bem interessante pois tem os mesmos movimentos de transformação de Viewtiful Joe (quem jogou ou viu o anime vai entender do que estou falando).

Outra coisa que ganha destaque com facilidade é a trilha sonora de Okami, com composições orientais de 1º grandesa tornando essa experiência epica,que nos levam completamente para o ambiente retratado pelo game.

Cada composição está sempre presente na hora H do game,mas é uma pena que existam ruidos e não falas para um game desse porte,ruidos estes que no inicio você até acha legal e engraçado mas que com o tempo ele passa a ser irritante para os ouvidos, mas isso não me desanimou e nem fez com que eu ficasse frustado pois essa épica aventura com gráficos,jogabilidade e uma excelente trilha sonora compensa qualquer probleminha.

Mas esse mesmo ruidos fizeram com que eu não desse nota maxima para o mesmo,fica também minha decepção por não existir mais a Clover e assim sonhar com uma continuação e correção desse defeito. O jogo em si é muito facil mas também muito divertido e os jogadores mais experientes ou os iniciantes tem motivos de sobra para experimentar esse obra de arte chamada OKAMI!

Conclusão:

Okami é uma obra de arte japonesa, com altas doses de criatividade e estética. Composições musicais do mais alto nível, envolvendo a todos com o tema oriental. Pincel mágico realmente é a coisa mais interessante dos últimos tempos, fazendo a jogabilidade ser extremamente versátil. Imersão e a interatividade do jogo é alta, mas pode se tornar um pouco enjoativo para mais chatos e impacientes. Um jogo totalmente original muito bem acabado nos minimos detalhes. Agora una a isso o seu visual único e temos uma nota mais do que merecida!

Okami é o tipo de game que mostra porque no mundo dos games cada vez mais devemos ver os jogos como arte, apesar de alguns se recusarem a aceitar o fato.

3 Responses to “Review: Okami”


  1. 1 Sabat setembro 24, 2009 às 5:25 pm

    Okami é um dos melhores e mais injustiçados games que eu joguei no PS2. É uma aventura sem igual, quase tudo é perfeito, fica difícil apontar um defeito nesse game que não alguma picuinha de quem não se adapta ao game ou não vai com a cara ddos murmúrios dos diálogos.

    É um JOGASSO!!

  2. 2 André luiz fevereiro 22, 2010 às 9:03 pm

    tb achei okami um maximo é realmente bom demais o jogo mas acho que aqui no brasil pouca gente jogou esse game

  3. 3 guilherme outubro 14, 2010 às 12:03 am

    ah a verdade é q esse jogo é demais é muito bonito e muito zika to jogando ele faz um mes e acho q praticamente não sai nem do começo ele é um jogo bem dificil na minha opinião mas é bom de mais jogo com meu primo de 8 anos e ele tbm adora me ajuda a passar e é isso okami é um exemplo para outros jogos q não tem nada a ver!!!!!!!!!!!!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




PlayStation 2 Imortal

Venha relembrar aqui os grandes clássicos do 128 bits da Sony!
setembro 2009
D S T Q Q S S
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Blog Stats

  • 286,907 hits

%d blogueiros gostam disto: